Lia Cordoni

Outros projetos

Carreira

Lia CordoniQuando iniciou sua carreira solo, Lia Cordoni tinha como fonte de inspiração grandes nomes da música brasileira, influenciada pelos pais, que sempre ouviram música de qualidade. Entre os discos que ouvia estavam artistas como: Paulinho da Viola, Cartola, Clara Nunes, João Bosco, Tom Jobim, Elis Regina, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento, entre outros grandes talentos da MPB.

Estes grandes nomes exerceram forte influência nas escolhas de repertório da cantora, que ainda hoje faz shows em homenagem a eles, sendo que seu repertório é calcado na MPB e Bossa Nova.

Quando surgiu a parceria com o compositor Jairo Cechin, que resultou no “Projeto Samba-Fusão”, Lia passou a se interessar pela música autoral e pesquisar novos compositores.

A partir daí foram surgindo em sua carreira novos projetos voltados para a música autoral e independente. Entre eles estão:

"Projeto ABC do Som"

O projeto "ABC do Som" é uma realização da Ong “Cidadão do Mundo Arte e Cultura” com patrocínio da Petrobrás. Este projeto está mobilizando músicos e produtores da região do ABC Paulista, com objetivo de fomentar e difundir o trabalho de artistas independentes da região, além de contribuir para uma reflexão sobre os novos rumos da produção musical, investindo na cultura do software livre, e no conceito de produção colaborativa.

Outros objetivos relevantes do “ABC do Som” são: gerar o intercâmbio entre artistas e produtores da região do ABC Paulista, contribuir com a valorização da produção artística local, proporcionar maior visibilidade aos músicos da região e dos produtores culturais e potencializar a cadeia produtiva da música independente.

Para isto, o projeto atuou na produção de três coletâneas musicais - inteiramente gravadas e mixadas no Estúdio do “Cidadão do Mundo” - e desenvolve três ciclos de oficinas de webrádio e sonorização.

As três coletâneas – “Rock n´roll”, “MPB e Outros Grooves” e “ Instrumental e tal” - foram lançadas em CDs e disponibilizadas para baixar gratuitamente na internet. Os artistas participantes foram selecionados a partir de sugestões de vários produtores locais, em sintonia com a diversidade musical da região. Lia Cordoni participa do CD “MPB e Outros Grooves”.

saiba mais...

"Projeto Vazante"

VAZANTE é um espetáculo cênico-musical que utiliza-se da simbologia da água como representação do elemento feminino, e também como metáfora da própria experiência fluídica da música.

Formatado como um ritual, VAZANTE traz ao palco quatro “cantrizes” que interpretam canções que abordam o feminino e a água em suas mais variadas formas e dimensões: mar, rio, chuva, vapor, sede, seca, gota, lágrima...

Os elementos cênicos e os figurinos auxiliam na representação destes símbolos do feminino que aparecem no espetáculo: a água, a lua, os ciclos,a transmutação das coisas...

Num espetáculo onírico, místico e repleto de beleza, a sensibilidade e a intuição femininas são dádivas presentes em cada momento e a cada canção. A direção e concepção do projeto são de Kléber Albuquerque, que assina a maior parte das canções. O elenco é formado por: Lia Cordoni, Elaine Guimarães, Daniella Alcarpe e Stella Rocha.

"Projeto Brasil/Venezuela"

Este projeto está sendo concebido pelo compositor e poeta venezuelano Carlos Rodriguez Sanchez e produzido pela cantora brasileira Mara Nascimento.

Em suas viagens pelo Brasil, Carlos foi conhecendo o trabalho de algumas cantoras brasileiras, e para demonstrar sua paixão pela música brasileira criou este projeto, cuja proposta é lançar essas cantoras na Venezuela, através de suas músicas. As canções são traduzidas para o português e os arranjos feitos por músicos brasileiros.

A primeira etapa deste projeto já se realizou através do lançamento dos singles “Bossa Venezolano”, com as cantoras Mara Nascimento e Jane Mara, ambos lançados na Venezuela. A próxima etapa conta com a gravação do single de Lia Cordoni, entre outras cantoras brasileiras.