Lia Cordoni

Biografia: Jairo Cequin

Jairo Cechin é violonista e compositor. Nasceu no ano de 1965 em Caxias do Sul - RS. Filho de comerciantes, aos 6 anos de idade estava na lanchonete de seus pais, onde reuniam-se alguns músicos da região. Sem dinheiro para pagar sua parte da conta, um dos músicos deixou seu violão por penhora e nunca mais voltou. Jairo, por sua vez, "grudou" no violão e nunca mais largou.

Com apenas 10 anos já se apresentava em programas de TV e rádios locais, tocando violão e cantando canções populares. Começou a compor aos 13 anos. De 1979 a 1983 participou de vários festivais de música da região.

Em 1980, com apenas 15 anos, ganhou o "Prêmio de Aclamação Popular" com sua música "Limara", no "Festival Balada da Composição do Estudante Caxiense", evento transmitido ao vivo pelas rádios locais. Em 1981 tirou 3º lugar no mesmo festival, com a música "As Quatro Luas de um Cantador". Em 1982 ficou em 2º lugar com a música "Filho da Terra". Em 83, foi premiado como melhor intérprete com a música "Estouro da Boiada", que foi classificada em 4º lugar no mesmo festival.

No ano de 1984, Jairo muda-se para São Paulo e começa a dedicar-se à pesquisa acerca da música e da cultura popular brasileira. Paralelamente, passa a tocar em bares e eventos na Grande São Paulo e continua participando de festivais de música pelo Brasil.

Em 1989 monta o "Grupo Construção", que no ano seguinte lança um disco independente. Este trabalho teve seu lançamento na "Rádio USP" e foi apresentado em universidades, eventos culturais e bares de renome, tais como o "Bar Vou Vivendo" e "Bar Armazém", em São Paulo. O grupo acaba em 1993, ano em que Jairo ingressa no "Curso de Violão Popular" da "Universidade Livre de Música" ("Centro de Estudos Musicais Tom Jobim"), onde estuda até 1996.

Em 1999 participa do "1º Festival Estudantil de Campinas", destacando-se em 1º lugar com a música "Os Sertões". No ano 2000 Jairo monta junto à "Cia Abaporu de Teatro", o musical "Severinos" baseado na obra de João Cabral de Melo Neto (‘Morte e Vida Severina’), sendo o responsável por todas as composições e arranjos do espetáculo. Entre 2000 e 2004 forma-se em Educação Artística com Habilitação em Música pela "Fainc" em Santo André.

Em 2001 participa do "4º Fest-Mauá" ('Festival de Música de Mauá'), onde foi classificado em 1º lugar, na categoria baião, com a música "Severino". No ano seguinte, Jairo fundou a banda "Bolado B", que atuou no cenário cultural da Grande São Paulo até 2005, sendo autor das composições e arranjos do grupo. A banda priorizava a propagação da cultura popular brasileira, diversificando ritmos e gêneros musicais.

Em 2003 inicia um trabalho em parceria com Lia Cordoni, acompanhando a cantora em suas apresentações. No final de 2006 Lia e Jairo passam a desenvolver o "Projeto Samba-Fusão" que leva o nome de uma canção de sua autoria.

A partir de 2007 Jairo começa a compor outras canções para o "Projeto Samba-Fusão", primeiro álbum de Lia Cordoni, agora em fase de lançamento.